Bem-vindo a Saïdia
Imagine 14km de praias de areia branca, delineadas por eucaliptos e mimosas, um mar de azul sublime, um sol generoso e magníficas paisagens… Conseguiu? Chegou a Saïdia, “A Pérola Azul” do Mediterrâneo. Se traduzirmos do árabe para o português, Saidia significa “Pérola Azul”. Cidade balnear, no extremo nordeste de Marrocos, olhando para o Mar mediterrâneo, vestido de um luminoso reflexo azul-turquesa, onírico.
Conhecer o extremo máximo do deserto no Sudeste e explorar um lugar de natureza natural: o Oásis Figuig. Ali perto, mesmo ao lado das montanhas Beni Snassen, espera-o um pedaço escondido do paraíso na Terra. E, subitamente, emerge o vale Zegzel com a sua famosa “cave dos camelos”, onde a presença humana remonta a 100.000 anos. Praias e oásis, golfe e música, passeios de barco e desportos náuticos, tudo num só destino… É o paraíso ideal.
Saidia, situada na região da planície de Trifa, a leste de Nador, e tem um Verão generoso, num clima semiárido e ideal para o bronze, é um destino em grande crescimento. Ele faz parte da nova geração turística de resorts em Marrocos, devido aos grandes investimentos hoteleiros no setor, que oferecem um serviço de luxo, a preços muito competitivos.
Mas, afinal, o que fazer em Saidia? Além das magníficas praias, que se estendem por 14 quilómetros, num areal dourado de areia fina, embrenhe-se nas ruas estreitas do centro histórico, nas praças e terraços, que se une num ambiente de almedina tradicional; caminhe pelo La Corniche, o “calçadão” marítimo da cidade, explore a Casbá, a fortaleza do século XIX, mandada construir pelo sultão Hassan I; compre, aos domingos, no Zoco, o souk, mercado semanal ao ar livre; faça vela, mergulho ou ski aquático.
Ao fim do dia, quando o ar fica mais suave e a luz mais ternurenta, aprecie a paz da união entre terra e mar e não perca uma caminhada revigorante pela costa.
O que fazer?
Uma vez em Saidia, vale a pena escapar a Oujda, que fica a 60 quilómetros, perto da fronteira com a Argélia. É uma cidade pitoresca, animada, que preserva o traço arquitetónico tradicional marroquino. O caminho até lá, por estrada de grande qualidade, surpreende com oliveiras e vinhas.
Descobrir o Oriente – Descoberta das famosas montanhas de Rif, paragem em Cap d’eau para desfrutar de uma vista panorâmica única onde se vê Marrocos, Espanha e Argélia, passagem por Beni Snassen, Berkane e e Tafoughalt.
Imagine 14 km de praias de areia branca, delineadas por eucaliptos e mimosas, um mar de azul sublime, um sol generoso e magníficas paisagens. Saidia é uma cidade costeira e estância balnear localizada em Marrocos, também conhecida como a “Pérola Azul”. É um ótimo destino para quem adora praia e para quem procura descansar. Apresenta um clima ameno ao longo de quase todo o ano, com exceção do verão em que as temperaturas podem rondar os 30ºC e os 40ºC.
Documentação:
Os cidadãos portugueses estão isentos de visto para estadias de turismo até 90 dias necessitando de passaporte válido. A apresentação de passaporte válido (6 meses após a data de regresso) é obrigatória, incluindo para viagens de grupos organizados.
Recomendações de Saúde para Saïdia: Para viajar uma grávida terá de completar um termo de responsabilidade que é facultado pelo Transportador ou Agente de Handling no momento do registo para embarque. Não é obrigatório um certificado médico para realizar a viagem até às 36 semanas de gravidez, no entanto, é aconselhável que a grávida se faça acompanhar por uma declaração médica atestando que está em condições para viajar. A partir das 36 semanas e até 7 dias antes da data prevista para o parto só poderá viajar se apresentar declaração médica emitida dentro dos 7 dias anteriores à data prevista da viagem (mencionando o número de semanas de gestação, a evolução da gravidez e a data prevista para o parto).
Com este passeio visitará os pontos mais emblemáticos de Oujda. O passeio inicia-se pelas colinas que levam a Oujda, para ver uma parte da vida diária dos habitantes da região. De seguida, pouco antes de entrar na cidade, será feita outra breve paragem para admirar a fonte "Sidi Yahia-Ben-Younes", onde o mausoléu subiu o padrão da cidade, um lugar frequentado por muitos marroquinos que a visitam em peregrinação. Depois de atravessar a porta "El Bab Sidi Abd Wahab," entrará na Medina da cidade onde, através de
Nador é uma cidade portuária do nordeste de Marrocos, situada a 15 km da cidade espanhola de Melillia, fazendo parte da região oriental. Será realizado um passeio de orientação pelo centro da cidade e ao longo da cornija, contando com tempo disponível para compras. Antes de regressar a Saïdia, será feita uma pausa na aldeia piscatória de Ras El Ma.
Um dia completo para descobrir as maravilhas de Fes. Fundada em 808 d.c, Fes é a mais antiga cidade de Marrocos e capital cultural de vários periodos da história, um centro religioso e espiritual do mundo ocidental onde cristãos e muçulmanos de toda a Europa e Marrocos estudavam. Irá visitar o exterior da universidade El Karaouin a mais antiga do mundo, o Palácio Real decorado de cobre e cerâmica, a Medina e o Medersa Attarin, escola de alcorão do séc. XIX. Será uma caminhada de várias horas em ruas milenares para