Bem-vindo à ilha de Santa Maria!
A Ilha de Santa Maria é a Ilha Amarela e é parte integrante do grupo oriental. É conhecida por ser a ilha sol, porque de facto é a ilha do arquipélago mais banhada pelo sol ao longo do ano!
A ilha é também conhecida pelas suas praias de areia dourada, as únicas com esta cor, comparativamente com as outras ilhas do arquipélago, que possuem praias de areia cinzenta. A praia Formosa de São Lourença é das mais elogiadas e é um lugar a não perder na sua visita!
Por sua vez, a Baía de São Lourenço é um lugar que visto de cima parece exatamente um grande anfiteatro composto por vinhas cultivadas em socalcos.
A Praia Formosa é também muito procurada por ser tranquila e de mar pouco profundo e de águas transparentes.
O Barreiro da Faneca é um lugar único nos Açores, uma vez que se trata de uma paisagem semidesértica em tons avermelhados. É popularmente conhecida como o “deserto vermelho”. Esta paisagem árida e argilosa é uma área de Paisagem Protegida.
Não deixe de conhecer a Ribeira de Maloás, uma surpreendente formação geológica. Aqui há uma queda de água com cerca de 20 metros de altura.
O prato mais tradicional da Ilha de Santa Maria é o Caldo de Nabos. Este é feito com um tipo de nabo específico da ilha. A par disto, na água do caldo cozem-se batata-doce, entremeada, carne de porco e chouriço. O caldo é servido num prato com fatias de pão. Os outros ingredientes são servidos à parte.
Em termos de frutas, a tradicional meloa de Santa Maria é muito conhecida e apreciada pela sua doçura e textura fenomenais.
Dicas de Viagem:
Diferença horária: -1h do que Portugal Continental
Clima: Apresenta um clima temperado com temperaturas do ar médias de 13ºC no Inverno e 24ºC no Verão e com uma humidade média relativa de 75%
Regime de entrada: Cartão do cidadão portugês válido
Taxa turística: a pagar localmente
Conheça a Ilha de Santa Maria de forma verdadeiramente personalizada! Esta excursão foi preparada com especial atenção aos interesses dos visitantes, permitindo visitar pontos de interesse geológico de rara beleza, baías maravilhosas, freguesias pacatas e tradicionais, bem como património histórico e cultural.