A Ilha da Boavista é um pequeno paraíso, localizada no Arquipélago de Cabo Verde, ao largo da costa da África Ocidental. Esta é a ilha mais próximo do continente africano.
Boavista é conhecida pelas suas dunas de areia e paisagens vulcânicas. Na verdade, as areias do deserto do Sahara chegam à ilha, trazidas pelo vento, por isso, a ilha tem o seu próprio deserto de dunas de areia. Para além destas famosas dunas, Boavista possui 55 quilómetros de praias de areia branca.
O que visitar nesta maravilhosa ilha cabo-verdiana? Não deixe de fora a Praia de Chaves, considerada a mais bela de Boavista. É uma praia de extensão considerável, de areia branca de perder a vista e de águas cristalinas. Outra praia que deve conhecer é a Praia de Santa Mónica. Esta é um areal também bem extenso, de 18 quilómetros, de areia dourada e fina e de mar azul-turquesa. Por sua vez, a Praia da Varandinha, é conhecida pelas suas grutas junto à água. Certamente que estas formações rochosas fazem desta praia um lugar diferente e único.
A capital da Ilha da Boavista é Sal-Rei. Também merece a sua visita. Esta é uma cidade pequena, com ruas para percorrer a pé, com uma igreja, a Igreja de Santa Isabel, e bairros de pescadores. Encontra alguns restaurantes, bares e esplanadas e um mercado de artesanato. Na capital existem praias maravilhosas e virgens que pode conhecer, como a Praia do Estoril e a Praia de Cabral.
Não perca também a visita ao Deserto de Viana, um deserto de dunas de areia branca, com 1 quilómetro de comprimento e cerca de 5 quilómetros de extensão. As dunas estão intercaladas com a vegetação dispersa e com as rochas vulcânicas de cor escura.
Na Ilha da Boavista também pode realizar atividades, como a observação de baleias. A ilha é conhecida por ser um ponto de passagem de baleias jubarte. Os melhores meses para as observar são março e abril. No entanto, também podem ser avistadas durante a temporada de inverno, de dezembro a maio. Não perca também a atividade de aventura de moto 4x4 para descobrir e desfrutar as dunas de areia do Deserto de Viana.